A magia por trás da simulação de neve em Frozen

November 1st, 2013 @ 20:51:56
Frozen, o novo filme de animação 3D da Disney promete te dar muitas risadas e algumas lágrimas, e em meio a tantas emoções fica difícil de acreditar que o que mais vemos na telona são efeitos físicos-matemáticos e não a animação 3D em si.
 
A história de Frozen é sobre duas princesas irmãs e um grupo de amigos que tem a missão de acabar com um feitiço que congelou seu reino, mas o “personagem” principal deste filme é outro, ele deu trabalho para ser feito, muitas xícaras de café e estudos de campo, estou falando do que mais vemos no filme, a neve!

Modelagem

90%

Texturização

87%

Animação

94%

Iluminação

51%

VFX (Efeitos Visuais)

81%

Roteiro

68%
 

Simular neve é algo muito complexo, não existe um sistema de simulação para sólidos ou líquidos que gere este efeito, então os animadores da Disney tiveram que optar pela utilização de partículas, uma solução boa porém ousada devido a dificuldade do controle e interação. Pois em Frozen a neve não pode simplesmente ter um efeito real, ela tem que ter um conceito artístico que se encaixe com o ambiente infantil, e mais díficil que isso, ela não sofre somente influencias naturais como colisão, molhar, gravidade e etc, em Frozen a neve é controlada pela princesa Elsa, saindo de seus dedos e sendo controlada por seu coração, inclusive, exceto uma cena do filme, toda neve que aparece esta ligada ao sentimento de Elsa, respondendo com suas propriedades conforme a história acontece. Ou seja, uma tarefa complexa de verdade!
 
E para fazer isso, os animadores da Disney aperfeiçoaram o sistema, já conhecido, MPM (Material Point Method) para a simulação dinâmica da neve, incluindo seu volume de partículas, forças externas, colisões internas e suas características próprias conforme o estado físico que encontra e os sentimentos de Elsa. Para você ter uma idéia do quanto isso é complicado, eles chamam este sistema de “Um modelo de usuário controlável elástico-plástico constitutivo integrado de forma híbrida com Eulerian/Langrangian MPM”, ou simplesmente Matterhorn.
 
Então quando assistir Frozen lembre-se que para fazer este filme os animadores da Disney viraram praticamente físicos e cientistas, somente para realizar este filme de maneira única extraordinária.
 
Se quiser saber mais sobre como este universo matemático e a animação 3D funcionam, baixe os pdfs que os animadores da Disney, Alexey Stomakhin, Craig Schroeder, Lawrence Chai, Joseph Teran, Andrew Selle oferecem. Snow Tech Report  e The Snow
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Daniel Linard

Author Daniel Linard

Atuando há 8 anos na área do 3D e publicidade, é formado em Marketing e tem todo seu potencial 3D como autodidata, fazendo alguns cursos e palestras para uma especialização. Escoteiro desde que nasceu, vem de uma família justa e unida, o que deu a ele a honestidade e caráter suficiente para trabalhar em paz com o que mais gosta de fazer. Já trabalhou em diversas agências de publicidade e cuidou de grandes marcas como IBM, Adobe, Metropolitana FM, Acer, Danone, Arcor e tantas outras.

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